Aplicação Tecnológica
- Eric Drumond
- 29 de mai. de 2017
- 3 min de leitura
Atualmente mesmo com as infinitas possibilidades que a tecnologia proporciona, ela ainda está sendo pouco usada ou usada de forma pouco eficaz. Nesta matéria irei abordar esse assunto e inclusive proporcionar uma visão de melhoria e aplicação inteligente a algumas áreas de negócios.
Sou projetista e programador, e muitas pessoas inclusive pessoas da área de TI perguntam qual o propósito dessas duas atribuições. Usarei um fato da minha vida para poder compartilhar o que muitos não conseguem enxergar.
Em meados de 2006 fui convidado a trabalhar em um grande e novo empreendimento, um mineroduto. Era algo ao qual jamais havia tido contato e devo confessar que até então jamais havia despertado meu interesse pois eu viera de projetos de estradas. Além de novos grandes desafios e uma longa jornada de aprendizado, fui desperto para uma nova visão que desbloqueou minha criatividade e habilidade que já havia estagnado. Apesar de ter apenas uma leve noção de programação naquela época e utilizar somente o básico em meus trabalhos, consegui vislumbrar um mar de possibilidades que me levaram a me dedicar a programação.
Logo no início me deparei com um enorme desafio, algo que os profissionais que trabalhavam na área demoravam até semanas para elaborar, aparentemente uma planilha simples com informações sobre o perfil do terreno que ao meu ver não deveria ser motivo para tanto atraso no desenvolvimento do projeto. Apesar de um profissional que também trabalhava comigo na época ter desenvolvido algo para resolver isso, era ineficiente pois demorava demasiadamente para elaborar a planilha e a deixava completamente fora de formatação, sem falar que não era exatamente o que os calculistas queriam. Durante alguns dias quebrei a cabeça e desenvolvi a primeira ferramenta que definiria meus passos rumo ao aperfeiçoamento da mesma. Logo de inicio ela era capaz de fazer em poucas horas o que antes levavam semanas e hoje após meu aprimoramento não leva mais que vinte segundos para fazer cinco vezes mais que era possível com meu conhecimento na época.
Depois dessa minha experiência me questionei o porque de algo que era tão importante a uma empresa, que inclusive era um marco definitivo para aumento de precisão, qualidade de informação e responsável por uma generosa parte do retorno financeiro jamais havia recebido a devida atenção.
Mas a resposta é simples.
Quase ninguém pensa em utilizar o poder das ferramentas atuais para otimização de resultados.
Um pequeno exemplo de uso de ferramentas de forma inteligente:
- AutoCAD, ferramenta genérica, capaz de resolver todos os problemas de projetos de engenharia, mesmo que o trabalho seja árduo e braçal.
Para gerar curvas de nível e extrair um perfil e seções manualmente de uma área de 20 x 20. Provavelmente se levaria algumas boas horas gastas.
- Civil 3D, ferramenta otimizada para um propósito.
A mesma área, perfil e seções pouco mais de alguns minutos.
E se você precisar de alguma informação que estes programas não fornecem de forma automatizada?
Caso os dados que precise não sejam fornecidos por essas ferramentas se vai mais alguns dias de árduo trabalho.
Más vamos a pergunta objetiva. Porque não utilizar ferramentas personalizadas para aumentar meus resultados diminuir custos? Muitas vezes ter um profissional capaz de criar suas ferramentas podem significar várias coisas, como economia, ganho de tempo, aumento de qualidade, e com isso se desperta interesse de outros clientes.
Geralmente em projetos sou pontuado como o mais rápido a finalizar trabalhos complexos da equipe, esse diferencial pouco utilizado e valorizado pelos meus colegas de profissão se tornaram o meu diferencial.
Meu ponto de vista nesse artigo é que temos um universo de tecnologias ao nosso redor, que no momento estão sendo ignoradas ou utilizadas de formas nada úteis.
Posts recentes
Ver tudoOlá, nesta postagem irei abordar sobre AutoLISP, muitos que trabalham com AutoCAD, Corel CAD, InteliCAD e possivelmente outros,...
Kommentare